Profissão, Gestão de Carreira e Felicidade

Fazer a escolha profissional acertada não é o único caminho para garantir uma futura carreira bem sucedida. Depois desta, várias outras escolhas serão importantes para se alcançar sucesso profissional. A escolha da área de estudo é apenas o começo de um longo e trabalhoso processo.

Ainda durante o curso, é preciso escolher em que área fazer estágio e que cursos fazer para se obter uma formação consistente e atraente para o mercado atual adquirindo um bom nível de  empregabilidade.

Depois da graduação é preciso saber direcionar sua carreira para a área que lhe dará melhor gratificação profissional e pessoal e conseqüente retorno financeiro, e todas estas escolhas darão o rumo positivo ou não ao perfil profissional.

O fato é que nem sempre isto acontece. Muitas vezes um currículo primoroso e atraente, status profissional elevado, retorno financeiro adequado ao cargo e à formação não são garantia de um profissional bem sucedido e feliz.

A pessoa que se sente inadequado no trabalho, pressionado, improdutivo e insatisfeito pode pensar que escolheu a profissão errada, que terá que fazer outro curso, que terá que começar tudo de novo e admitir poder ter escolhido errado é doloroso, principalmente quando não se sabe em que momento pode ter ocorrido o erro e o que fazer para repará-lo.

Nos dias de hoje, pensar em abrir mão do trabalho, da colocação no mercado, em começar tudo de novo, numa época em que não se pode perder tempo, pode ser frustrante e inseguro.

Errôneamente se pensa não poder conceder um minuto que seja para relaxar, com o risco de estar perdendo tempo, e acaba-se perdendo muito mais tempo no futuro com sintomas e doenças psicossomáticas. Estes questionamentos deixam a pessoa ainda mais insegura e infeliz. Esta ruminação fica martelando em sua cabeça, e com o passar do tempo começa a interferir na qualidade de seu trabalho e em sua saúde física e mental.

Além disto, além da competência, algumas características pessoais ajudam muito no direcionamento profissional positivo e assertivo. Dentre elas atitude, criatividade, empreendedorismo, dedicação, disponibilidade a aprender, habilidade em trabalhar em equipe e relacionamento interpessoal e além de tudo isto, não deixar de lado o cuidado preventivo com a saúde, alimentação, atividade física freqüente e lazer.

 Um bom profissional não é aquele que prioriza apenas seu desempenho profissional, mas sim aquele que sabe valorizar também seu bem estar geral, sua qualidade de vida, que consegue colocar cada coisa em seu lugar e que em momentos de crise consegue conciliar as adversidades e compensar o desgaste f[isico e mental com atividades prazerosas. Prevenção é a melhor opção, o mesmo valor que se dá à formação acadêmica deve se dá ao investimento pessoal.

Esta sim é a receita certa de um ser humano realizado e feliz.

Caso o profissional não consiga dividir atenção para estas várias áreas de sua vida, esta é a hora de parar e pensar no que pode estar errado. Hora de procurar ajuda especializada. Aí é que entra em cena o profissional especialista em Orientação Profissional e Gestão de Carreira.

Para que este especialista seja capaz de facilitar este processo, ele precisa ter uma formação adequada e consistente, ser competente, ter visão ampla para explanar para seu cliente as possibilidades de sua possível recolocação, até mesmo na atual empresa se possível, e quem sabe apenas propondo-lhe uma reciclagem, um curso, uma supervisão, uma especialização, E-learning, sessões de coaching, e em alguns casos apenas algumas pesquisas, sem que para isto a pessoa tenha que descartar toda sua trajetória profissional, todo seu investimento de energia, tempo, dinheiro,… e principalmente estar este profissional Feliz com sua escolha, com sua carreira, com sua vida, já que precisa passar para seu cliente muita confiança, segurança, competência, organização, credibilidade e acima de tudo coerência.

Abrir o leque de possibilidades, sem direcionar o cliente, porém sinalizando que é possível encontrar um lugar em sua própria carreira, pontuando suas possibilidades de escolha, é tarefa deste profissional e pode ser a saída para prevenir insatisfações futuras.

Como conseqüência, maior envolvimento e motivação no trabalho e obviamente aumentar a produtividade, podendo prevenir possíveis sintomas psicossomáticos decorrentes de freqüentes frustrações, atingindo uma plenitude profissional e pessoal.

O melhor caminho para passar as várias horas diárias de trabalho, sem ficar contando os minutos para ir embora, para chegar o fim de semana e se ver livre do trabalho é fazer o que gosta.

É claro que para um profissional de primeira linha desejar passar por este processo é preciso iniciativa, coragem e sobretudo humildade.

Se atitude é condição para ser bem sucedido, esta mesma atitude é condição para se tomar a decisão de parar e rever suas próprias escolhas. A escolha profissional certa é meio caminho em direção para a felicidade. E fazer a gestão da sua carreira pode abrir caminhos para o seu sucesso!

Em caso de reprodução favor mencionar autor e fonte.

Nazareth Ribeiro
Psicoterapeuta Psicossomaticista Especialista em Clínica e Educação.
Doutora pela ESC Rennes (França).
Mentora de Carreira.
Professora dos MBAs da FGV

Deixe um Comentário